Caixa de Gordura – Limpeza da Caixa de Gordura


Warning: Missing argument 2 for wpdb::prepare(), called in /home/curitiba/public_html/wp-content/plugins/bloggerhigh_autobacklinks/bloggerhigh_autobacklinks_include.php on line 302 and defined in /home/curitiba/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1154

Desentupidora Curitiba

A caixa de gordura pode ser feita de alvenaria, concreto ou até mesmo plástico. Recebe o esgoto originado na cozinha, mais precisamente da pia, e possui um sifão que detém a gordura dentro da caixa, impedindo que seja transportada pela tubulação.

Além de causar entupimentos, a gordura causa sérios danos ao meio ambiente. Sendo assim, seria correto que toda residência possuísse uma caixa de gordura.


Trata-se de uma construção muito viável, e relativamente de baixo custo, já que acumula a gordura, evitando prejuízos causados pelo conserto de um encanamento. E, como citado, causa menos impacto ao meio ambiente.

O ideal seria criar o hábito de reservar a gordura, como óleos de fritura e descartar em local apropriado. Inclusive, existem muitas cooperativas de reciclagem que aceitam esse material.

O correto é que seja feita a limpeza da caixa de gordura com frequência, mas a recomendação é de pelo menos três meses, variando, também, de acordo com a necessidade de cada cliente. Lembrando, ainda, que um trabalho preventivo é sempre mais barato.

É importante lembrar que a gordura retirada deve sempre ser ensacada e jamais ser jogada nas instalações de esgotos sanitários.

Porque contratar uma desentupidora para limpeza da caixa de gordura ?

Como comentado, é sempre interessante fazer um trabalho de prevenção no local, assim o custo benefício é maior. É muito mais barato desentupir do que fazer uma manutenção ou reforma estrutural.

Considerando que uma desentupidora está preparada para a manipulação do material originado pela caixa de gordura, é também sempre mais segura a contratação de profissionais para sua limpeza.

Além de ser ecologicamente correto, as empresas especializadas possuem os lugares apropriados para o descarte desses resíduos.

Outro ponto relevante, é que quando não se realiza com frequência a limpeza da caixa de gordura podem ocorrer transbordamentos, entupimento das canalizações, retorno de esgoto pelo ralo da pia, transbordamento de esgoto nas ruas e quintais, além de mau cheiro.

Fazer a limpeza da caixa, retirando a gordura que fica acumulada é evitar problemas como estes citados.

No entanto, se optar por não contratar um profissional é necessário colocar todos os resíduos em um saco plástico e jogar no lixo.

Quais equipamentos são utilizados pelas desentupidoras?

A limpeza de caixa de gordura pode ser realizada manualmente ou com equipamentos de auto-vácuo, equipados com bomba de sucção, sem poluir o meio ambiente.

Limpeza de caixas de gordura

Ao se resfriar, a gordura torna-se sólida e forma blocos, que irão entupir a rede de esgotos sanitários. Assim, é necessário, pelo menos uma vez por semana, limpar a caixa de gordura.

A gordura retirada deverá sempre ser ensacada e jogada no LIXO e NUNCA NA INSTALAÇÃO DE ESGOTOS SANITÁRIOS.

Manutenção nas caixas de gordura

A falta de limpeza de sua caixa de gordura poderá lhe causar alguns transtornos, tais como:

– Transbordamento através da tampa;
– Entupimento das canalizações;
– Escoamento lento da água pelo ralo da pia;
– Mau cheiro.

Modelo de caixa de gordura (CGP) – Padrão residencial unifamiliar

As caixas de gordura devem ser estanques (sem vazamentos) e possuir tampas removíveis;

As caixas deverão ser instaladas ou construídas em locais de fácil acesso e ter boas condições de ventilação;

fonte foto: caesb.df.gov

This entry was posted in dicas. Bookmark the permalink.

Comments are closed.