A fossa séptica é uma estrutura muito importante para residências que se situam em áreas rurais ou afastadas de linhas de esgoto municipais. Nestes casos a fossa e responsável pelo tratamento do esgoto.

Por isso, para garantir um maior tempo de vida útil a esse tanque, é fundamental fazer a limpeza da fossa. E você, sabe como é feito o esgotamento de fossa? Ou então quando essa limpeza deve ser feita. Se a resposta for não, ou se quiser aprender um pouco mais, descubra como fazer a limpeza de fossa séptica!

O que é a limpeza de fossa?

A limpeza fossa séptica consiste na retirada de dejetos que se acumularam dentro da fosse séptica e estão impedindo seu correto funcionamento. Por envolver processos complexos, o esgotamento de fossa não pode ser feito por qualquer pessoa ou então por métodos caseiros. Para isso, é necessário contar com ajuda de uma empresa especializada em limpar fossas sépticas.

Como funciona a limpeza de fossa séptica?

A fossa séptica funciona basicamente como um reservatório que retém o esgoto oriundo do imóvel. Durante o período em que este esgoto fica na fossa, o material solido se sedimenta e, então, se acumula no fundo do tanque. Com o tempo, esse acúmulo vai se tornando maior, havendo a necessidade de limpar os compostos da fossa. E é neste ponto que entra em ação o serviço de limpeza fossa séptica. Este serviço consegue retirar todo o lodo que fica acumulado no fundo da fossa. Para isso, as empresas especializadas em limpa-fossa realizam os seguintes passos:

1. Liberação dos gases poluentes

A primeira coisa a se fazer para limpar a fossa é retirar a tampa do tanque para que os gases possam escapar. Esta é uma etapa essencial par garantir a segurança, assim como limpeza correta da estrutura.

2. Retirar o lodo acumulado

Com uma mangueira de sucção, os profissionais tiram os dejetos sólidos acumulados no fundo da fossa em forma de lodo. Enquanto a mangueira suga o lodo, ela despeja o material no caminhão limpa-fossa, em um contêiner próprio para isso.

3. Descarte dos dejetos retirados

O último passo da limpeza fossa séptica é descartar todo o lodo retirado da fossa. Para isso, a empresa contratada deve levar os dejetos até um aterro autorizado para o despejo. Além disso, vale lembrar ser normal e necessário que sobre um pouco de lodo no fundo da fossa, cerca de 10%.

Quando Devo fazer a limpeza fossa séptica?

O tempo adequado para limpeza da fossa depende de vários fatores, como tamanho da fossa séptica, ou então quantidade de água liberada, entre outros. Mas, o ideal é que a fossa seja limpa 1 vez por ano. Além disso, para quem deseja garantir o melhor funcionamento desse sistema de tratamento e evitar problemas, recomendamos a limpeza fossa séptica a cada 6 meses